quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Zen



Tédio, melancolia… sucessão de inspirações e expirações num “respirar inato” que apenas visa encaminhar mais umas moléculas de oxigénio para o interior do organismo.
Estado biológico? Não!
Estado psicológico? Não!
É mais um “básico” “estado sólido” com ideias voláteis muitas vezes imiscíveis com racionalidades e emoções… assim como que suspensas no ar, a sobrevoar… ou então como uma sombra que não se “alimenta” de sol para viver, mas dos nossos tempos mortos, ou em casos mais “sérios”, devora lenta e fatalmente dos nossos neurónios.
São ideias, pensamentos, “fantasias”, reflexões, concepções… são jardins secretos que percorremos, no meio do cinzento de um dia granítico, na secura de um Saara de emoções enquanto se deambula entre estranhos conhecidos, conhecidos estranhos ou mesmo quando se estranha o facto de não se saber (exactamente) de onde se conhece a pessoa que passa.
Como podem constatar, mais uma vez, a minha massa encefálica continua a processar uma qualquer informação…que nem eu sei ao certo no que vai dar, sendo que até mesmo eu desconfio se irá dar a lado algum ou, ainda, se terá mesmo que levar onde quer que seja (maldita condição humana de querer resultados e respostas).
Esta vida enigmática, feita de “rasteiras” que nos fazem “acordar” do sonambulismo que nos entorpece os instintos e as acções irreflectidas, chega a ser indecifrável, duvidosa… mas aqui (não como no caso de estar perto do abismo) há que dar o “passo em frente”, rumo a algo melhor ou, pelo menos, rumo a algo diferente…afinal, o fim de tudo não passa de um recomeço e estes pensamentos são parte da “viagem”, passo a passo...

3 comentários:

carjoma disse...

OLÁ MIGUEL!
A TUA EXPRESSÃO ESCRITA ANDA NUM NÍVEL MUITO FILOSÓFICO! NÃO ESTÁ MAL, MAS PENSO QUE SERIA MELHOR DEDICARES-TE TAMBÉM UM POUCO A ASSUNTOS MAIS MATERIAIS, MAIS TERRENOS! CONTINUA! E VISITA OS MEUS BLOGS DE VEZ EM QUANDO!
UM GRANDE ABRAÇO
JOÃO

Anónimo disse...

Pois eu acho que na escrita não existe essa concepção do "seria melhor escreversobre isto ou aquilo".
De facto a vida prende-se com assuntos materiais e terrenos, mas o que seria da literatura, da poesia, da prosa, se se limitasse apenas a essa condição terrena da vida?
A escrita vê para além do pensamento mundano que inunda o quotidiano de cada um.
Escrever é olhar para o sentido da coisas, sem sair do profundo abismo da certeza de saber que tudo ou nada tem um sentido ou que, pelo menos, não necessita de o ter.
Escrever é avançar as muralhas do comum, do material, do certo, do palpável. E entrar no lado incerto do sonho, no irreal da realidade, na filosofia dos sentidos e no olhar do pensamento.
É decifrar o código das palavras mais escondidas nos recônditos cantos do pensamento.´
É penetrar nas inquietações, nos desejos, nas loucuras mais íntimas da nossa mente.

- Terão estas de ser terrenas, sequer decifráveis? -

" O essêncial para a nossa felicidade é a nossa condição íntima, e desta somos nós os senhores."

Epícuro

"As almas dos homens, antes de terem caido neste sepulcro que é o corpo, conseguiram vislumbrar - umas mais de perto, outras de maneira menos precisa - a Pureza, a Justiça, a Sabedoria. Decaíram, corromperam-se, encheram-se de vícios ao se ligarem com o corpo. Guardam todavia uma tênue recordação do que antes contemplaram e tendem, sempre, para aquela perfeição que um dia contemplaram.

O livro é um mestre que fala mas que não responde.

A primeira forma de educação é dada sob forma de fábulas, pois o homem é bastante imperfeito para prescindir das mesmas.

Do mesmo modo que as coisas visíveis são iluminadas pelo sol, as idéias o são por uma Idéia Suprema. "

Platão

Anónimo disse...

A escrita é expressiva... e resulta num emaranhado de pensamentos tal como o autor os descreve... resulta sem duvida de uma vivencia interior muito forte sendo a solidão a grande companheira dos poetas. Mas se sofres com ela ou a sublimas através da escrita e isso te alivia, tal como sucede com os pooetas sofredores... por exemplo Florbela Espanca, ou se isso não resulta e continuas sofer nesse momento de subliamação então o melhor é desabafar sobre que está a "infectar" a alma com alguém que efectivamente te ajude a encontar respostas. Sê feliz LAI