domingo, 23 de março de 2008

So(riso)


Certamente já muito se escreveu sobre o movimento da musculatura facial que consiste num maior ou menor esforço para mostrar (ligeira ou consistentemente) a dentição, por vezes acompanhado de um registo sonoro, discreto ou hiperbólico, mas sempre “característico”.
Há coisas que nos fazem rir, outras que nos fazem sorrir e, outras ainda, que mascaramos com um sorriso (comprometido ou para não comprometer) … ou seja “para a fotografia”.
Assim, o so(riso) varia consoante a situação, o estado de espírito ou mesmo a sua ausência e consoante a circunstância.
Não se prevê (da minha parte) provocar um simples esboçar de sorriso da vossa parte aquando da leitura, mas no caso de o esboço provocado ser um bocejo, agradeço que também não mo comuniquem.
Voltando ao tema, não são só as situações que nos fazem sorrir, também certas pessoas nos fazem rir ou sorrir com a sua pessoa (não se entenda “rir da”, mas “rir com” a pessoa), mas também há aquelas que nos fazem sorrir “entre dentes”, ou até perder a vontade de sorrir.
O simples gesto do sorriso pode acalmar, transmitir confiança, “quebrar o gelo” e, quem sabe, ser uma ponte para um entendimento (ou para um desentendimento, quando acompanhados de uma textura em tons alternativos ou na ausência de textura...).
Algumas pessoas que vão (assim o espero) ler este texto, sabem que me conseguem arrancar um sorriso “sincero” e, de quando em vez, um riso alicerçado, a vocês a minha homenagem por conseguirem, por vezes, esta árdua tarefa. Outros há que, como a qualquer simples mortal, me dão vontade de não sorrir, o que não implica o sentimento tido como oposto, que é chorar. Afinal, o que estará nos antípodas de sorrir? Na minha perspectiva o contrário de um sorriso apenas poderá ser um “não sorriso”…
Bem… aguardo a vossa opinião. Não se riam, comentem… :-)

Finalizando, com uma “frase feita” (mas sem ser daquelas que o sorriso enriquece quem o recebe e tal e tal…):

“Feliz a 100% só mesmo um pateta feliz”.

A escolha da imagem… bem… a escolha “caiu” sobre um personagem que tem um lema de vida que se coaduna, de certa forma com o tema (“Hakuna matata”).

6 comentários:

Anónimo disse...

Bem, começo por dizer q este texto n m deu sono...e olha q sou uma tipa cheia dele (sono!).
N sei s alguma vez t arranquei um sorriso sincero ou n mas espero q seja mais um sorriro q outra coisa qualquer...Tu ja m arrancaste alguns e so tenho d t agradecer por isso pk por vezes és tu q m faz rir qd tou em baixo. És um grande amigo q espero poder presevar essa amizade por mts anos...
Obrigada...
Fica bem.
Beijos
Lúcia

Anónimo disse...

Gostei do texto...
Tu sabes moldar as palavras at� fazer esbo�ar um sorriso sincero. Mesmo para quem est� com um pH3 =P

Relativamente � nossa conversa.. realmente se n mandasses as tuas piadas ficava preocupada, n eras tu.

Um comment ao texto: =D

Ass.: algu�m com um pH3 =P

Anónimo disse...

O sorriso... Essa forma de linguagem universal que consegue transmitir tanta coisa... Por isso, se no teu Caminho encontrares alguém tão cansado que não te consiga dar um sorriso, DEIXA-LHE O TEU, pois ninguém precisa tanto de um sorriso do que aquele que já não tem sorrisos para oferecer.
Beijocas
Cló

Anónimo disse...

Apoio a comentadora anterior, ou melhor, subscrevo o que a digníssima DOUTORA diz.
Jinhinhos
Joanita

Anónimo disse...

E qual é um dos músculos responsaveis pelo sorriso? perguntas tu...
Risorios de Santorini, respondo eu...
looool..

Pintainha

Anónimo disse...

Bocejos!! Dps d tais palavras?? Nc!! Posso sim garantir q tds os sorrisos q te "der" serão sp sinceros...pk tu mereces. Muitas beijokas
P.S: parabéns pelo blog,está mt bom
Ângela