quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Segurança infantil

Numa pesquisa musical para dar resposta a certas e determinadas situações e/ou pessoas (nomeadamente devido à pouca vontade de fazer algumas refeições ou “curar” alguma crise passadista), fui até ao “youtube”.

Para a crise passadista “receitei” um Serafim Saudade que… se não for mais anima a malta. Vídeo puxa vídeo (tal como palavra puxa palavra - de preferência sem António Sala) e fui ver o vídeo de um dos sketches do Tal Canal que era o “Cozinho para o Povo” onde se podia alimentar a memória e o estômago (mas sempre com “imeeeeensa paprika”).

Eis senão quando, e as Joanas que me perdoem, acabei por encontrar o vídeo que as poderá martirizado na infância: “Come a papa, Joana come a papa”.

Relativamente a esta música…ou só me tinham ensinado o refrão, ou então um dos primeiros versos…porque aquilo que hoje descobri (e é com alguma “mágoa” que só passado “tanto” tempo consegui desvendar) que há uma a rima capaz de irritar muita gente, tal e qual o facto de atirar o pau ao gato (com que ainda hoje a protectora dos animais se debate), em que o raio do bicho é atingido mas não morreu, eu, eu (para grande admiração da D. Chica).

Então não é que se diz, a certa altura, “10,11,12 à espera que a mosca pouse e 1 colher de papa”. À primeira vista, temos um “choque anti-higiénico”. Numa “leitura” mais atenta poderá depreender-se que a papa está quente e por isso é necessário esperar que a mesma arrefeça ou então forçar a mosca a pousar noutro sítio, para que seja efectuado o procedimento de levar a colher com papa até à boca da Joana.

Mas…esta relação da mosca e da sopa…e o rimar “doze” com “pouse” só mesmo com uma pronuncia alternativa (daquela que se assiste na TV do tipo “douze” e, às vezes “treuze”)…bem acho que afinal a ASAE anda a dormir e deverá também entrar em campo nestas questões de segurança alimentar das musicas infantis, ou mesmo na protecção da integridade física dos animais. O que vos parece? Para quando legislação à altura de combater este atentado à segurança?




1 comentário:

Anónimo disse...

boa reflexão!

quanto aos direitos dos animais e quanto à higienização dos espaços destinados às crianças!!!

já sabia que a música era usada como arma de arremesso, mas desta vez alvo de censura bem pertinente!

primeiro porque não se deve querer que as moscas queimem as suas patinhas na sopa quente

e depois porque se deve ter o cuidado de que este tipo de situações podem criar sérias situações de insalubridade!!!

bem, este texto tem ainda uma outra reflexão (fantástico, nao bastavam duas, existe ainda outra reflexao...)!!!

o facto de muitas vezes ser utilizada, de forma incorrecta, a língua portuguesa. e numa tentativa desesperada de fazer uma rima, por vezes cometem-se alguns atropelamentos!!!


muito boa reflexao!

espero que outras surgam, mas desta feita, sem as mesmas permissas: crises "passadistas" e ausência de refeições!!!