terça-feira, 2 de março de 2010

Eu hoje



Aaaah, novamente a página em branco. Há ideias, disso tenho a certeza. Elas são como cogumelos, aparecem “do nada”, crescem furtivamente e algumas há que, pelas suas características, envenenam o meu bem-estar. Creio que ultimamente as minhas ideias enraizaram, foram ao mais profundo do “eu”, impregnaram bem a matriz do meu ser e alimentam-se em locais onde outrora não existia actividade cognitiva consistente.

As ideias são difusas, o futuro incerto e as vontades atropelam racionalidades e fazem emergir as subtilezas do ser.

Aquele passado que me construiu, tem ruido, como se os alicerces tivessem sido “co-roídos”. São vários os roedores e algumas as “ratoeiras” com que nos deparamos na vida, mas há algumas em que parece que não conseguimos escapar, ou não somos suficientemente ardilosos para não ceder perante o isco. Damos votos de confiança, compreendemos, aceitamos, enganamo-nos, viabilizamos, damos benefício da dúvida, desacreditamos…maldita burrice cíclica e sentimentalismo míope.

Não consigo entender porque é que ciclicamente encontro pessoas “iguais” e me deixo acreditar uma vez mais. Afinal também se vive sem aquela pessoa que julgamos tão interessante e original, até porque se essa pessoa não se tivesse eclipsado, não teríamos visto essas mesmas características (acrescidas de outras) em outras pessoas. Mas, a ilusão é perene e emergem os factores que nos devolvem o eterno deja-vu.

Poucas são as pessoas que (ainda) trago comigo. Felizmente tenho conseguido arejar as minhas carruagens, substituir passageiros, eliminar intrusos (ou “intrujos”), rastrear os restantes companheiros de viagem e condicionar o acesso. Falso modesto? Empertigado? Envaidecido? Prefiro precavido, previdente, cansado de doses excessivas de “boa-fé”. Estou em mutação. Já me “acusaram” de estar diferente, não desminto. Estou menos “eu”. Estou à procura de outro “eu” que conserve algum do passado, que analise melhor o presente e que tenha um amanhã em que, apesar de a chuva imperar e o frio penetrar pelos poros, seja cumprimentado por uma tonalidade clara no firmamento.


1 comentário:

MY space... disse...

Vamos por partes... Matriz? xD Análise matemática rullez! lol

Depois paira por esses lados um desânimo que até eu sinto daqui. Tenta abstrair-te disso e quando menos esperares...Puff! (não quer dizer que faça chocapic!).
Nunca ninguém consegue ser igual todos os dias. Agimos e reagimos de acordo com as circunstâncias e com a experiência que vamos acumulando. Não tás igual? Quem te disse isso não é alguém devidamente interessado na tua pessoa! Mudar é bom qd se muda pa melhor e se te sentes melhor assim, força nisso.
Grande abraço amigo!