sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Escrever para...

Não sei se já vos aconteceu, mas acho que, às vezes, surge aquela vontade de escrever. Mas, depois, surgem uma série de obstáculos: escrever o quê? Para quê? Como? Onde? E, se se pensa muito ainda se perde a vontade e, talvez, algum rasgo de imaginação! Mas… porque temos que ser assim tão racionais? Não era muito mais simples escrever… por escrever?
Pode parecer absurdo mas, isto de escrever pode até ser um vício! Que o diga J. K. Rowling que, para ser vício, até que gerou alguns lucros “simpáticos”!
Também pode ser uma maneira de transpor para “o papel” o que vai na alma, que anda lá a passear de lado para lado sem que algo de objectivo seja concluído depois de tantos neurónios terem andado “consumidos” a processar informações.
É tão poética a imagem do escritor com a sua pena, pronto a pintar uma história em “palavras” ornamentadas com adjectivos, mas a evolução da técnica faz com que agora a inspiração esteja presa em teclados “qwerty”, com a tecla “delete” que evita que algumas “asneiras” sejam escritas ou que ideias interessantes sejam apagadas por alguma “auto-censura” (tudo isto sem borratar o papel).
Será o passado que nos faz escrever? Será o futuro que não acontece? Mas porque é que quando desato a escrever ainda surgem mais questões?
Esta fantástica, e exclusiva, característica dos seres humanos serem capazes de se questionar (para evoluir…) por vezes “atrapalha” e tolda a normal sequência de vivências, acontecimentos e raciocínios, que de básicos passam a grandes complexidades dignas de teses académicas…
Este estado de alma acaba por resultar em “escrever por escrever”, enfrentar o cursor a piscar (onde antes estava a “página em branco”) e partir para um monólogo “sem rumo nem norte, sem rima nem mote”, o melhor é ir indo… pode ser que algum dia escreva aqui algo de verdadeiramente interessante como tencionava quando criei o blog, mas neste momento já considero “pequenos heróis” os que aguentaram as leituras (principalmente esta…).

Como disse Florbela Espanca:
“As almas dos poetas
Não as entende ninguém;
(…)
Andam perdidas na vida,
Como as estrelas no ar…”

5 comentários:

Falancio ! disse...

ora bem aqilo q era suposto ser um comment ao teu blog acabou num blog meu...mas em relação ao teu ha smp aqela vontade d escrever algma coisa...mas dps surgem sempre as questões q nos censuram (msmo q involuntariamente) do tipo ''escrever pa q??..
mas enfim..ha q escrever prai ! eu um dia destes crio um blog..i criei mesmo.. i pods ir la ver ! i comentar ! http://sitiodaluta.blogspot.com/

Anónimo disse...

O pah, eu n te quero ver filosofico!

Nos blogs as vzs da a sensaxao q estas a escrever po galheiro, tens d eandar a xatear tdas a pessoas on-line para dar uma olhadela e tal . . . mas no fundo escreve-se n so para os outros . . .

E tens de para de dizer a s coisas por metade(isso e so eu q faxo) !

n te esquexas do rei XD

Anónimo disse...

acho q qd s sente a vontade d escrever, como tu tás a dizer, o q as pessoas querem antes d tudo é aproveitar uma oportunidade d serem compreendidas. p isso é q é tão dificil: como escrever? e dpois pra q?

no final d contas, escrever é como falar e às vezes a mensagem passa e outras não. depende do estado d espírito. e n m parece q s escrevessemos com uma pena e papel as coisas corressem melhor, pq éramos nós na msm, com as mms hesitações e os mms problemas.
p isso, como já t disse no outro comentário, escreve o q t der na gana!

btw, bem sei q o rui veloso começou bem antes dos anos 90, m essa geração (a minha) conhece-o especialmt como "a musica dos pais" e u queria mostrar essa nostalgia ^^'

Anónimo disse...

"As almas dos poetas
Não as entende ninguém" ...já escrevia a grande Florbela :)

Acho que a intenção que tinhas ao criar o blog esta a crescer e a acontecer a cada passo...afinal, não era para escrever coisas de interesse? Quantos de nós não pegaram já na caneta e deixaram que o coração falasse ao pensamento para que este pudesse talvez interpretar umas palavras soltas... Mas cada vez mais há o tormento no ar: será que todo o poeta é fingidor porque, de facto, para transmitir o que sente já esta a transpor para palavras algo demasiado intenso alterando de certa forma a verdadeira essência do que se pretende?

A vontade de escrever esta presente, cada vez mais...talvez cada vez menos de caneta e cada vez mais no teclado, tens razão...mas ela esta ai! Só espero que a tua continue e tal como tu muitos mais de nós deixem voar o pensamento e o coração livremente, com ou sem interpretações de maior :) sempre

Anónimo disse...

bem e mt raro comentar o k seja porke axo k amia opiniao quase sempre dispensavel e na sua maioria das vezes controversa... mas ja k poxo escrever sem ser interrompido aproveito...
escrever sem ser interrompido e sem nng m poder dizer faz axim ou axado... talvz seja exa a mia unica motivaxao pa escrever ja k hoj em dia o tempo nao e mt e vontade seja pouca! parabens a kem escreve, sobretudo a kem sabe akilo k escreve e o faz sem rodeios nem preocupaxao d ferir o destinatario!!
e ja agr nem so com a saliva mudamos o mundo...