quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Felicidade...


Que raio de tema lamechas que eu escolhi para escrever… Mas, afinal, quem é que não a procura e já não investiu algum tempo a pensar nela?
Bem, há gente que não a procura e que fica sentado à sua espera, mas esses, provavelmente, entrarão em desespero porque a felicidade não aparece vinda do nada, nem está escondida debaixo de um tapete!
Afinal…. Onde está a felicidade?
Para alguns poderá estar numa boa “companhia”, num momento, num local, num CD, num filme, num maço de notas, num jogo de futebol…
Será, então, que a felicidade pode ser feita de pequenas “felicidadezinhas” que se vão somando? Ou será que se trata de uma caminhada de “felicidade em felicidade” até que se chegue a uma felicidade cada vez maior?
O que me parece é que essa coisa de “felicidade” tropeça e cai na ambição e no facto do ser humano procurar sempre desafios novos para que a sua vida se justifique, pelo menos perante os seus olhos, e assim partir de novo à procura da felicidade (muitas vezes sem saborear os momentos intermédios ou as tais “felicidadezinhas”).
Pode ser o eterno “I don’t want to loose this feeling” que nos faz passar por parvos porque nunca estamos contentes com o que temos (o que é tão natural como a nossa sede…), mas a nossa condição humana e o nosso código genético parecem tão fortes que não há como combater esse “feeling”.
Como este monólogo estava a chegar ao síndrome “pescadinha de rabo na boca”, que é como quem diz, estava a dar a volta e a não chegar a lado nenhum, resolvi deambular para ver o que dizem os “sábios” sobre a felicidade! Passo a citar as “definições” que gostei mais:
«A felicidade não é uma estação onde chegamos, mas uma maneira de viajar.» (Margareth Lee Rimbeuk)

«Não possuir algumas das coisas que desejamos é parte indispensável da felicidade.» (Bertrand Russel)

«Evitar a felicidade com medo que ela acabe é o melhor meio de ser infeliz» (Reginaldo Santos)

Deixo para o fim as duas que neste momento achei mais originais ou que mais demonstram o que penso:

«A felicidade não se guarda: é para consumo imediato.» (Valter da Rosa Borges)

“A imagem da felicidade é 1 velho á procura dos óculos, quando os tem na ponta do nariz” (Mário Quintana – adaptado).

Agora, deixo-vos o repto: COMENTEM!

5 comentários:

Anónimo disse...

ca esta o primeiro coment a este post...lol
ha uma citaxao em particular k gostei e axo k resume mt dakilo k nos conduz a felicidade:
“A imagem da felicidade é 1 velho á procura dos óculos, quando os tem na ponta do nariz” (Mário Quintana – adaptado). está soberba esta citaxao!! ou seja, hoj em dia procuramos a felicidade nas formas d existencia mais elaboradas e qd ela s encontra mxm debaixo dos noxos olhos, nas coisas mais simples k a vida nos oferece...
ir coleccionando felicidadesinhas mas se transformarmos a felicidade numa maneira d viajar veremos k ate nem e axim tao dificil encontra-la......

Unknown disse...

ok ca vaia: "não existe caminho para a felicidade, a felicidade é o cAMINHO".... Para juntar as outras citações.

Falancio ! disse...

ora bem..na parte dos sabios,estava claramente no teu sub-consciente a imagem da minha pessoa...i portanto cabe-me a mim dar-te conta do meu pensamento da felicidade...i ca vai disto !
portantoS a felicidade é....não sei..mas é alguma coisa...plo menos isso sei...mas sinceramente acho q a felicidade é algo q tdos lutamos para ter...uns mais conscientes do q outros i tal...mas andam tdos por ai..tipo tens aqeles q s acham infelizes i procuram a felicidade descaradment...i tens os outros q dizem,julgam i ate são felizes mas q insconscientemente procuram mais felicidade ainda ! isto tdo pq o ser humano e insaciavel..i não estou a usar isto no sentido brutalesco do homem..nah! n disso ! não é q s estivesse a insinuar isso estive a dizer algma mentira..o homem tb acaba por ser insaciavel..mas neste caso refiro-me ao Homem...esse insaciavel cmo é nnca fica contente com nda...ent por mto q tenha qer sempre mais..isto ñ é necessariamente um defeito..as inovações nas tecnologias devem-se a esses insaciaveis...mas por outro lado temos exemplos negativos causados por isso..
ora bem...isto ja esta confuso suficiente ?? ent acho q ja posso acabar o comment...
xD
behave

Anónimo disse...

Embora leitora regular deste cantinho tão amplo, ainda não tinha deixado aqui a minha marca... deixo agora pq gostei mto de ler o teu texto sobre a felicidade. Um tema sobre o qual por vezes se diz tanta banalidade, mas que no fundo é tão importante para todos nós. Ser feliz... Para mim a vida é feita dessas 'felicidadezinhas' que devemos guardar num cofre eterno da nossa memória e revivê-las no nosso coração (isto é talvez mais uma banalidade, mas é o que sinto).

Continua a escrever textos fabulosos! =)

Anónimo disse...

Felicidade...

A sua definição, a busca do seu entendimento, ou talvez o puro gosto pelo "positivismo" de tal palavra...Quantas vezes foi este tema alvo de pensamentos reflexivos, poéticos, especulativos...enfim?!

Quem já não ouviu a frase: "A felicidade não existe, existem apenas momentos felizes."?

Penso que este mar de reflexões que envolve este tema se deva ao simples facto de o ser humano sentir necessidade de explicar aquilo que é inexplicável, ou que, pelo menos, não tem necessidade de ser explicado.

Porque a felicidade deveria ser isso mesmo. Algo inerente a todo o ser humano. Que não fosse sequer passível de ser explicado, pensado, questionado.

Algo que pura e simplesmente existisse. Por si só. E ninguém desse pela sua existência. Ninguém notasse a sua falta.

("Por que é que para ser feliz, é preciso não sabê-lo?" - Já o disse Fernando Pessoa, esse grande pensador que pensava dentro e fora das palavras.)

De tal modo que tal palavra nem sequer existisse. Pois não havia motivo para ser inventada. Para quê inventar algo que não tem um oposto?

E, nesse caso, já não haveria uma busca da felicidade.
Apenas uma inércia de atitudes, momentos e pensamentos.

Talvez.

Carla Pina