quarta-feira, 5 de setembro de 2007

O patinho feio



Como a vossa interactividade não tem sido tanta como eu desejaria (apesar de já contar com algumas participações…) resolvi arranjar outro tema e que a todos por certo dirá algo.
Segundo fonte quase fidedigna (entenda-se Wikipédia) a história do patinho feio (em versão síntese e “abrasileirada”) é a seguinte:
Um filhote de cisne é chocado no ninho de uma pata. Por ser diferente deseus irmãos, o pobrezinho é perseguido, ofendido e maltratado por todos os patos e galinhas do terreiro.
Um dia, cansado de tanta humilhação, ele foge do ninho. Durante sua jornada, ele vai parar em vários lugares, mas é mal recebido em todas. O pobrezinho ainda tem de aguentar o frio do Inverno.
Mas, quando finalmente chega a Primavera, ele abre as suas asas e se une a um majestoso bando de cisnes, sendo então reconhecido como o mais belo de todos.
[Nota: se o Luís Filipe Menezes tem “copy paste” da wikipédia, também posso ter).
Pois bem, este blá blá serve para fundamentar a minha teoria que Portugal também tem os seus “patinhos feios” (uns mais fiéis à história que outros e uns mais felizes que outros apesar de todos meterem a “pata na poça” e de alguns também poderem ser classificados de feios – o que deixo ao vosso critério).
Penso que o “patinho feio” mais digno do nome ou, pelo menos, “pai patinho feio” é o Manuel Alegre. Esse grande poeta que afinal também foi candidato à Presidência da República Portuguesa apesar do seu “ninho” de amigos lhe ter “roído a corda” para que um “ganso patola” lhe ocupasse o lugar. Outro eterno “patinho feio” é o actual líder do maior partido da oposição: Marques Mendes. Mas porque será que ninguém o vê? Será que o que ele vale está mesmo relacionado com a sua altura? Ou com a sua limitada visão?
Agora no feminino, para não pensarem que também não há “patas”, fica a faltar Helena Roseta que… bem… sem comentários específicos porque os anteriores também se lhe aplicam.
Outros “patos” são o Luís Filipe Vieira e o Fernando Santos, que neste momento já estão em ninhos diferentes, mas que outrora partilhavam o ninho de um outro pássaro que teimam em referir que é de rapina mas que se tem revelado profundamente alterado, provavelmente devido ao aquecimento global (que actualmente é um bom argumento para muita coisa).
Mas não é só na política e no futebol que estão os “patinhos”, os “mal-amados” e “incompreendidos” estão por muitos mais locais e áreas da sociedade, uns com mais motivos de queixa que outros. Tarzan Taborda sempre foi o maior, mas ninguém lhe viu motivos de adoração, José Cid com tantos anos de carreira e ninguém lhe pergunta quando vai tirar os óculos (parece que só conseguem ver que o Abrunhosa usa óculos), alguns actores que se prestam a participar em pseudo-programas humorísticos de qualidade duvidosa como os Malucos do Riso, Batanetes, o programa do Aldo Lima (em que as gargalhadas só mesmo gravadas e certamente relacionadas com outras temáticas como a incredulidade
dos jornalistas quando aparece droga na Cova da Moura ou no Bairro S. João de Deus), Carolina Salgado… (bem… esta não está nesta categoria, mas noutra da Arca de Noé!)…
Caríssimos leitores, fielmente resistentes a estes devaneios de pouca inspiração, certamente terão mais elementos para esta pequena lista que poderão acrescentar nos vossos comentários, até porque este texto já está a ficar longo (tendo já alguns leitores reclamado da quantidade de linhas dos textos anteriores).
Bem Hajam (private joke)

3 comentários:

MY space... disse...

Em sintese axo o tema mt interexante ate pk pexoas ainda em ferias podem dedicar-s a procurar patinhos feios...
talvex nca o tenha xamado tal "coisa" mas o Manuel Alegre deveria ter merecido td o apoio d partido d poder e kd menos s esperava foram ao "bau das recordaxoes" buscar o mario Soares... nng deve viver d paxado mt menos um pais k precisa mxm é d olhar em frente... Caso a minha opiniao foxe valida manuel Alegre teria todo o meu apoio, tal cm teve d JUVENTUDE socialista...
Os patinhos feios de hoj em dia fazem-s a custa d interexes alheios em busca d felicidade dexe mxm alheio...
foi o comentario poxivel!!!

Falancio ! disse...

ora bem...
este post nao m leva a tecer mtos comentarios...estas a tentar abordar as coisas por um panorama q para mim não faz sentido ! pq estas a demonstrar que o partido foi palhaço ao não o apoiar..mas eu nem consigo chegar a esse ponto ! paro na parte em q ele tambem é um palhaço !
bah..falar d politica,sobretudo Portuguesa, é degradante ! è mto dificil ver o lado bom da ''coisa'' (leia-se politica)...

e outro aspecto..nunca gostei da historia do patinho feio !

xP

Anónimo disse...

nestes assuntos d política, sinceramt acho q uma situação em q s possa aplicar a história do patinho feio a um qlqr caso é uma coisa rara. realmt, o manuel alegre encaixa-s. mas qt aos outros, só s fosse uma história invertida do patinho feio, pq eles parecem smp melhores do q dpois s vem a descobrir.