quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Chama(s) ?


Isto de chamas de Verão (felizmente) tem estado calmo aqui no nosso rectângulo encaixado à beira-mar. Mas, nos Verões além das chamas no seu sentido mais “fogueado”, também são frequentes as de outro tipo que surgem na Primavera e que no Verão “chamam” pelos “ouvintes” (sim, porque há gente que faz “ouvidos moucos” enquanto e quando pode).

São frequentes os incêndios, ou fogos de Verão, que muitas vezes queremos deixar arder (não me refiro aos impunes pirómanos), os que ardem bruscamente e os outros em lume brando…há, ainda, os que tentamos apagar de imediato.

Entre chamas incomodativas, chamas quentes (sem fazer o previsível, fácil e brejeiro trocadilho com as brasas), chamas destruidoras, ou chamas “esterilizadoras”…a estação estival poderá ter de tudo ou de tudo um pouco. Só não parece muito viável como se consegue, por vezes, apagar fogos e deixar-se arder em simultâneo (raios…este post está perigoso porque a brejeirice está periclitante… nada de referências a individualidades “ardidas”). Como se se pudesse escolher por qual chama se quer deixar queimar, ouvir o fogo a estalar, o ambiente a aquecer… o limbo da ignição, a incerteza da propagação e a hesitação do rescaldo…

Bem, a perspectiva pode ser comodista, mas creio que se recomenda o “deixa arder”, ter noção da saída de emergência mas, ao mesmo tempo, saber quando, como e se se deve alimentar o fogo.


Vai um mergulho?




Fahrenheit (Clã)

Não ouviste o fogo a arder
Não sentiste o mercúrio à Volta
A subir em flecha a subir em ti
A subir no sangue a acender o corpo
Não ouviste o chamamento
Os tambores tocando ao relento
Palcos em chamas cabelos ao vento
Incêndio de Verão
lavrando o chão

Fahrenheit a noite estala
Parte a escala
Fahrenheit a noite estala
Sente o fogo a arder
Fahrenheit a noite estala
Explode a escala
Fahrenheit a noite estala
Ouve o fogo a arder

Não ouviste o fogo a arder
Não sentiste o mercúrio à volta
Guitarras em fúria
Lanternas no ar
Vozes a cantar em tons de gasolina
Não sentiste a queimadura
Não sentiste a alma pura
Não ouviste o eco chamando outro eco
O fogo lambendo o teu coração seco

1 comentário:

MY space... disse...

Realmente o amor é fogo que arde sem se ver. Desculpa se o tema não tenderia a ser este mas é a isto que as chamas me remetem.
E faz todo o sentido pois sem a combustão o motor Humano (no seu sentido mais amplo) não se move.
De qualquer forma o "deixa arder" vai de caso para caso. Porque há quem queira deixar arder mas também há quem o queira extinto. E enterrado para prevenir reacendimentos.
Sendo Verão ou não, estas são as chamas que aquecem o nosso coração e que nos leva a sonhar e a querer chegar ao dia de amanhã.