quinta-feira, 14 de junho de 2012

Detalhes com limão



Por vezes a questão pode estar nos pequenos detalhes.

Não só apenas nas questões epistemológicas, económicas, pessoais ou profissionais os detalhes são relevantes.

Hoje deparei-me com uma questão, quase existencial para a qual ainda não encontrei resposta. Vou deixar-me de rodeios e dedicar-me ao cerne da questão: qual é a diferença entre um carioca de limão (duplo) e um chá de limão? O fruto é o mesmo, a chávena idêntica, a solução igual e o resultado final, no mínimo, semelhante!

Na origem da questão, e correndo o risco de incluir alguma falácia no meu discurso, direi que para fazer um carioca duplo são precisas 4 a 6 lascas de é preciso um limão (2 a 3 para um carioca) e água e chávena quentes. No que liquido secular diz respeito, o modus operandis consiste em pegar num limão e cortar em quatro partes (em cruz) e 2 colheres de açúcar (que me perdoe o autor, mas considero o “adocicante” dispensável) e ferver, com água, claro, por 4 minutos. A quem ainda não viu as diferenças, proponho que realize um teste cego…

Resumir-se-á a diferença, na vossa perspectiva, à quantidade de casca? Será o ritual? Será uma questão “Chavinista”? O Google não responde…

Esta dúvida já me embaraçou hoje…


( One day, you'll see. Details will make all the difference)

2 comentários:

Maria Cardoso disse...

Suponho que o chá de limão implique o seu sumo, o seu interior, a sua essência... Enquanto que o carioca, tal como um carioca de café, seja um sucedâneo. Apenas a casca, que conforme fui avisada pode dar 'amargos de boca'. ;)

MY space... disse...

Falando do que sei, ou seja, segundo o maravilhoso chá da minha mãezinha que é feito com limão completo sabe muito mais a limão do que um simples carioca, que acaba por ser meio "deslavado" e a saber a água!