terça-feira, 5 de junho de 2012

Será isto o envelhecimento?




Não me proponho a responder, apenas a questionar…

Acho que envelhecer é sobretudo relativizar e aprender a valorar devidamente os acontecimentos. O impossível passa a complicado, o complicado passa a “deixa lá ver se se consegue resolver”, o que antes era resolúvel passa a complicado, ou a impossível de resolver. 

Será então a vida um “intervalo de cruzamento de braços”? Não me parece…

Reduz-se a capacidade de fazer “das tripas coração” para se aumentar a necessidade de fazer das já referidas miudezas órgão cardial.

Os suspiros de ânsias, convertem-se em suspiros cansados e/ou conformados…quem não é vencido (ainda que por parcas vezes) pelo cansaço que atire a primeira pedra (mas que a atire para onde não provoque grande nem grave dano)!

Passam os dias ao ritmo de epifanias, de mudanças de estados amizades que passam do estado sólido para o líquido e/ou para o gasoso (não necessariamente com a fase intermédia) e, por vezes, reacções inversas…familiares que se pensam ser isto quando afinal são aquilo, gentes exemplares que afinal também falham, erram…também, perdoem-me o “popularismo” da expressão: “metem nojo”.

Em suma, ainda que não existam fases pachorrentas, vai-se a pachorra. Haja boa disposição, esperança e sentido de humor como alguém disse, para se conseguir deixar pão com tulicreme nas migalhas da memória (citação fresca).

Não, não me sinto velho…sinto-me reflexivo. Isso também é envelhecer?

Eternamente jovem? Depende… Conformo-me, convivo, sobrevivo e luto com as circunstâncias.

Para findar deixo duas músicas “amadurecidas”




2 comentários:

Miguel Maia disse...

Faltava isto:

http://www.youtube.com/watch?v=mcwRwP_99Zk

Maria Cardoso disse...

O vídeo colocado no Facebook, fez-me voltar a espreitar este 'cantinho' tão amplo, e gostei muito do que li... A vida deve ser vivida com a maior qualidade possível, e com aqueles de que mais gostamos perto de nós (embora às vezes o perto também seja relativo), independentemente da idade que tenhamos. Gosto muitodas tuas reflexões... continua! =)